Interpretar os sonhos pode ser de interesse da grande maioria das pessoas, afinal é o seu subconsciente querendo falar com você. No entanto, interpretar os sonhos pode não ser tão simples.
Os sonhos podem ser lúcidos ou abstratos, agitados e estranhos, tranquilos e que passam uma sensação de pertencimento, onde se compreende certas coisas, mas em outros casos, não.
É fato que todo sonho possui uma explicação por trás e o sonhador é capaz de decifrá-lo.
Psiquiatras afirmam que lembrar mais de 10% dos sonhos é algo bastante improvável, por isso interpretar os sonhos pode ser difícil.
Entre as duas fases do sono, os sonhos podem ser mais vívidos e frequentes durante o REM, que é a fase onde há o movimento rápido dos olhos.
Esse estágio do sono fornece energia para o cérebro e ao corpo, sendo essencial para ter disposição no dia seguinte. O cérebro permanece ativo e alimenta o conteúdo que aparece em seus sonhos, enquanto o resto do seu corpo – os músculos – se “desliga”.
A hora da noite também afeta a qualidade dos sonhos. De acordo com a Fundação Nacional do Sonho, é comum que os adultos tenham de 4 a 6 sonhos por noite, mesmo que não se lembrem de todos eles.
Os sonhos são um conjunto de memórias antigas e de memórias recentes, por isso muitas imagens que aparecem nos sonhos são decorrentes do dia anterior ou da semana anterior.
As imagens de suas memórias, portanto, podem aparecer em seus sonhos, porém relembrá-las como elas ocorreram já é outra história.
Por sua vez, o cérebro define o que você sonha – ele calcula quais as memórias recém-formadas que são mais valiosas e que ainda não foram totalmente compreendidas. É também normal sonhar com coisas que o seu cérebro conecta com a memória recente.
É interessante mencionar que grande parte dos sonhos tem um certo tipo de emoção presente. E tais emoções, normalmente, vêm das emoções reais que você sentiu.
Para interpretar os sonhos, o melhor seria lembrar deles. Como isso, naturalmente, é uma tarefa árdua, existem algumas coisas que você pode fazer.
Separamos 10 dicas que podem auxiliar no processo de recordar o que você sonhou durante a noite!
1– Comece a deixar uma folha de papel e uma caneta perto de sua cama, pois ao acordar você pode anotar informações sobre imagens e situações que você “viveu” enquanto dormia.
2– Logo mais, quando estiver mais desperto, retome essas anotações e tente compreender como essas peças se encaixam para entender um pouco do que sonhou,
3– É possível que você não consiga anotar com clareza todos os detalhes de seu sonho, mas certos elementos podem ser lembrados durante o dia – se for o caso, procure deixar anotado o que lembrou.
Se a mensagem do sonho era tão importante para o subconsciente, você acabará sonhando a mesma coisa.
4– Mesmo que o sonho tenha sido muito misterioso e não provoque qualquer interpretação, não deixe de investir nos detalhes. Tais sonhos podem ser um diferencial para seu futuro, indicando talvez uma nova oportunidade em alguma área de sua vida,
5– Em geral, um sonho contará com um conjunto de elementos. No entanto, para interpretar os sonhos é preciso escolher aquele que mais se destacou, que chamou sua atenção, como aquele que seria o elemento principal,
6– Se um elemento principal não for encontrado, procure analisar e destacar mais de um elemento-chave, pois mais de um será necessário para a interpretação do sonho.
7– Pesquise sobre os significados das imagens que surgiram em seu sonho e junte tais interpretações para tentar juntar as peças,
8– Caso não exista uma ligação entre um elemento e outro, não fique preocupado. Pode acontecer de um único sonho fornecer mais de uma revelação e, curiosamente, proporcionar duas mensagens que não possuem relação entre si,
9– Seja intuitivo e criativo para interpretar os sonhos, afinal a mensagem revelada se relaciona com sua vida,
10– Não conseguiu interpretar os sonhos? Tudo bem, isso é normal. É preciso ter paciência quanto a esse processo. Reflita diariamente sobre seu sonho para que sua mente se clareie mais para, quem sabe, enfim entender o que o subconsciente queria dizer.
Você tem o costume de interpretar os sonhos?
Deixe seu Comentário